“A Educação Pré-escolar é a primeira etapa da educação básica no processo de educação ao longo da vida, sendo complementar da ação educativa da família…”
O Jardim de Infância/Pré-Escolar do Centro de Apoio à Criança de Quarteira é um espaço que procura assegurar a democratização de oportunidades, fundamental para o desenvolvimento pessoal, afetivo e social da criança.
Os serviços prestados pela resposta social de Pré-escolar são um importante serviço à comunidade por todo o acompanhamento que dispensam à criança e à família, procurando proporcionar, através da diversificação de estratégias, do bem estar e segurança das crianças, desenvolver competências que permitam a realização de aprendizagens indispensáveis em todo o processo de desenvolvimento.
O Jardim de Infância do CACQ possui capacidade de resposta para 75 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos, idade de ingresso no Ensino Básico, distribuídas por 3 salas de Ensino Pré-Escolar.
Objetivos do Pré-Escolar
- Promover o desenvolvimento pessoal e social da criança com base em experiências de vida democrática numa perspetiva de educação para a cidadania;
- Fomentar a inserção da criança em grupos sociais diversos, no respeito pela pluralidade das culturas, favorecendo uma progressiva consciência como membro da sociedade;
- Contribuir para a igualdade de oportunidades no acesso à escola e para o sucesso da aprendizagem;
- Estimular o desenvolvimento global da criança no respeito pelas suas caraterísticas individuais incutindo comportamentos que favoreçam aprendizagens significativas e diferenciadas;
- Desenvolver a expressão e a comunicação através de linguagens múltiplas como meio de relação, de informação, de sensibilização estática e de compreensão do mundo;
- Despertar a curiosidade e o pensamento crítico;
- Proporcionar à criança ocasiões de bem-estar e segurança nomeadamente no âmbito da saúde individual e coletiva;
- Proceder à despistagem de inadaptações, deficiências ou precocidades e prover a melhor orientação e encaminhamento da criança;
- Facilitar e conciliar a vida familiar e profissional do agregado;
- Incentivar a participação das famílias no processo educativo e estabelecer relações de efetiva colaboração.
Serviços Prestados
Na Componente Educativa:
- Atividades pedagógicas, lúdicas e de motricidade, em função da idade e necessidades específicas das crianças e de acordo com o Projeto Educativo e o Plano de Grupo;
- Cuidados adequados à satisfação das necessidades da criança;
- Atendimento individualizado, de acordo com as capacidades e competências das crianças;
- Disponibilização de informação à família, sobre o funcionamento do Jardim de Infância/Pré-Escolar e desenvolvimento da criança.
Na Componente de Apoio à Família:
- Cuidados adequados à satisfação das necessidades da criança;
- Alimentação adequada, qualitativa e quantitivamente à idade da criança, sem prejuízo de dietas especiais no caso de prescrição médica;
- Atendimento individualizado, de acordo com as capacidades e competências das crianças;
- Alargamento de horário de funcionamento, para além do período letivo;
- Atividades de enriquecimento curricular.
Serviços Prestados
Na Componente Educativa:
- Atividades pedagógicas, lúdicas e de motricidade, em função da idade e necessidades específicas das crianças e de acordo com o Projeto Educativo e o Plano de Grupo.
- Cuidados adequados à satisfação das necessidades da criança;
- Atendimento individualizado, de acordo com as capacidades e competências das crianças;
- Disponibilização de informação à família, sobre o funcionamento do Jardim de Infância/Pré-Escolar e desenvolvimento da criança.
Na Componente de Apoio à Família:
- Cuidados adequados à satisfação das necessidades da criança;
- Alimentação adequada, qualitativa e quantitivamente à idade da criança, sem prejuízo de dietas especiais no caso de prescrição médica;
- Atendimento individualizado, de acordo com as capacidades e competências das crianças;
- Alargamento de horário de funcionamento, para além do período letivo;
- Atividades de enriquecimento curricular.
PARCERIAS
As relações institucionais são promovidas com os representantes das autarquias e outras entidades a nível local e regional.
O relacionamento com instituições de reconhecido mérito e competência, designadamente na área social e cultural, permite-nos alargar as experiências das nossas crianças e conviver com outras realidades, permitindo um maior conhecimento do mundo envolvente.
Para o CACQ é um orgulho e privilégio contar com os seguintes parceiros: