História da Instituição

O Centro de Apoio à Criança de Quarteira é uma IPSS, Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos, cuja constituição está publicada no D.R.III Série nº57 de 10.03.1986.

O Centro de Apoio surgiu em 1986 por um grupo de cidadãos que se propôs constituir e gerir, sem fins lucrativos, esta Instituição, inicialmente com a resposta social de jardim-de-infância, e ampliar a resposta social para Creche e ATL, uma vez que na vila de pescadores de Quarteira havia uma enorme carência de estruturas de apoio social.

Há cerca de 30 anos que este Centro procura dar uma resposta educativa e social às crianças e famílias da comunidade, integrando crianças oriundas de diferentes níveis económicos e culturais. No sentido de oferecer igualdade de oportunidades educativas e sociais, o Centro sempre procurou responder prioritariamente a famílias carenciadas, sendo as comparticipações familiares calculadas de acordo com os seus rendimentos. O CACQ dá prioridade de integração a crianças de meios sócio-económico-culturais desfavorecidos, com necessidades educativas especiais, crianças em situação de risco, oriundas de famílias monoparentais, ou outra situação que se considere prioritária.

Neste momento, temos na instituição um total de 155 crianças, 75 crianças no Pré-Escolar e 80 crianças em ATL.
A conjuntura socioeconómica do país e a dificuldade nas comparticipações dos agregados familiares, decorrente da diminuição ou perda de rendimentos, dificultaram durante largos anos a subsistência da Instituição e sobretudo o investimento na conservação do edifício e na aquisição de novo mobiliário e equipamento.

O Centro de Apoio é comparticipado pela Segurança Social, mas necessita de recorrer a donativos e pedidos de apoio à Câmara Municipal e outros organismos, públicos e privados, para conseguir sobreviver e fazer face a todas as despesas que lhe estão inerentes, obrigando a uma procura incessante de parcerias, programas e projetos de apoio.

Nesse sentido a Instituição participou no concurso do Orçamento Participativo 2014 com uma proposta para Substituição do Pavimento do Espaço Polidesportivo e Substituição da Caixilharia do Edifício e venceu esse concurso para financiamento, com um número muito elevado de votos, pelo reconhecimento das famílias pelo trabalho educativo e social do Centro de Apoio à Criança na comunidade ao longo de todos estes anos. Esta obra, já finalizada, foi uma das primeiras numa tentativa de oferecer às crianças e famílias que apoiamos uma resposta educativa de maior qualidade e favorecer a igualdade de oportunidades junto das crianças mais desfavorecidas. A partir daí, a Instituição tem desenvolvido uma série de iniciativas pautadas por uma política participativa na comunidade, numa procura incessante de demonstrar o resultado do trabalho desenvolvido pela instituição, suscitando o interesse das demais entidades públicas e privadas de forma a angariar apoios e incentivos que nos permitam continuar com as melhorias das condições físicas do edifício, renovar o seu equipamento e material e logo que possível alargar a resposta social a um número mais elevado de crianças dada a grande necessidade de acolhimento socioeducativo de crianças na freguesia de Quarteira.

Estas iniciativas têm-se revelado muito positivas para a Instituição e os objetivos propostos têm sido alcançados.

O CACQ apresenta atualmente uma melhoria significativa dos seus espaços e equipamentos, situação que reflete benefícios evidentes no trabalho educativo desenvolvido junto das crianças e famílias.

CARATERIZAÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO DO CACQ

 O Centro de Apoio à Criança de Quarteira é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, IPSS, localizada na malha urbana da cidade de Quarteira, antiga zona do Morgadinho, concelho de Loulé, distrito de Faro.

O CACQ funciona em instalações construídas de raiz, que substituíram um edifício pré-fabricado onde funcionava anteriormente a Instituição.

A estrutura curricular e pedagógica está de acordo com as orientações emanadas pelo Ministério da Educação.

As instalações do CACQ são compostas pelo edifício e espaços exteriores em toda a sua envolvência, constituindo uma resposta adequada em termos de infraestruturas às respostas sociais e intenção educativa a que se propõe.

O edifício foi projetado e construído em duas fases, para as funções que desenvolve. Numa primeira fase com a resposta social de pré-escolar com 3 salas de jardim-de-infância e posteriormente com a resposta de CATL. O edifício possui dois pisos, embora a instituição desenvolva a sua atividade no piso térreo, uma vez que o 1º andar apenas consiste em espaços de arrecadação.

PARCERIAS

As relações institucionais são promovidas com os representantes das autarquias e outras entidades a nível local e regional.

O relacionamento com instituições de reconhecido mérito e competência, designadamente na área social e cultural, permite-nos alargar as experiências das nossas crianças e conviver com outras realidades, permitindo um maior conhecimento do mundo envolvente.

Para o CACQ é um orgulho e privilégio contar com os seguintes parceiros: