Princípios Orientadores

Espírito de grupo e de Família

Como base de toda a dinâmica educativa da Instituição onde todos os intervenientes, alunos, funcionários, encarregados de educação e famílias se tornam modelos de responsabilização, respeito, formação e cooperação num processo conjunto.

2020-07-08T11:29:03+00:00Junho 28th, 2020|

Estimular o desenvolvimento global da criança no respeito pelas suas caraterísticas individuais

A Lei-Quadro da Educação Pré-Escolar que define como objetivo estimular o desenvolvimento global da criança no respeito pelas suas caraterísticas individuais, incutindo comportamentos que favoreçam aprendizagens significativas e diferenciadas. A Instituição tem assim por objetivo estimular o desenvolvimento da criança como um todo, otimizando as suas aptidões mentais e físicas e respeitando em paralelo as

2024-07-17T11:19:12+00:00Junho 28th, 2020|

Educação para os valores

A educação não se restringe ao ensino nem a conteúdos, mas engloba uma educação para os valores em que o respeito pelo outro, pela diferença e pela tolerância e solidariedade são essenciais. A Instituição assume-se como principal agente educativo complementar da família na formação de indivíduos responsáveis, cidadãos conscientes e participativos.

2020-07-08T11:27:15+00:00Junho 28th, 2020|

Construção articulada do saber

O desenvolvimento da criança processa-se como um todo, em que as dimensões cognitivas, sociais, culturais, físicas e emocionais se interligam e atuam em conjunto. A aprendizagem também assume uma forma holística, reunindo estas diferentes dimensões de forma integrada e globalizante, na forma como a criança percebe o mundo, se relaciona com o mundo e se

2020-07-08T11:14:06+00:00Junho 28th, 2020|

Reconhecimento da criança como sujeito e agente do processo educativo

Desde o nascimento, as crianças são detentoras de um enorme potencial de energia, de uma curiosidade natural para compreender e dar sentido ao mundo que as rodeia, sendo competentes nas relações com os outros e abertas ao que é novo e diferente. A criança é assim sujeito e agente do processo educativo, e deve ser

2020-07-08T10:42:49+00:00Junho 27th, 2020|

O desenvolvimento e a aprendizagem como vertentes indissociáveis no processo de evolução da criança

O desenvolvimento motor, social, emocional, cognitivo e linguístico da criança é um processo que decorre da interação entre a maturação biológica e as experiências proporcionadas pelo meio físico e social. Cada criança tem uma identidade única e singular, revela necessidades, interesses e capacidades próprias e traz consigo um meio cultural e familiar que importa valorizar.

2020-07-08T10:45:53+00:00Junho 27th, 2020|
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